porto

Coimbra

A

universidade de Coimbra é uma das universidades mais antigas do mundo ainda em operação, sendo a mais antiga e uma das maiores do país. Composta por 3 polos, 8 faculdades e 18 museus, a instituição conta ainda com o Jardim Botânico e o Estádio Universitário de Coimbra.

A sua história remonta ao século seguinte ao da fundação da nação portuguesa, dado que foi criada a 1° de março de 1290, quando o rei D. Dinis I assinou na cidade de Leiria o documento Scientiae thesaurus mirabilis, criando a universidade, o qual foi intermediado e confirmado pelo Papa. Fixada definitivamente na cidade de Coimbra em 1537, sete anos depois todas as suas faculdades se instalam no antigo Paço Real da Alcáçova.

  • Biblioteca Joanina

É uma biblioteca do século XVIII situada no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

 

Apresenta um estilo marcadamente barroco, sendo reconhecida com uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias. Além de local de pesquisa de muitos estudiosos, o espaço é ainda frequentemente utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais.

Em 2013 o jornal britânico The Telegraph, considerou a Biblioteca Joanina como "a mais espectacular do mundo". Devido à forte necessidade de preservação, em 2014 a Biblioteca entrou para a lista bienal do World Monuments Watch.

Sé Velha

A

Constitui um dos edifícios em estilo românico mais importantes do país. A sua construção começou em algum momento depois da Batalha de Ourique (1139), quando Afonso Henriques se declarou rei de Portugal e escolheu Coimbra como capital do reino. Na Sé está sepultado D. Sesnando, conde de Coimbra.

Passeio pedonal Cento Histórico

 

  • Convento de Santa Clara

Depois da canonização de Santa Isabel, em 1625, o Mosteiro de Santa Clara a Nova começou a ser construído em 1649, por ordem de D. João IV, na margem esquerda do Rio Mondego, destinado a acolher as Clarissas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, de acordo com o plano do engenheiro-mor do reino e professor da Universidade de Coimbra, Frei João Torriano.

 

Em 1677, numa grande procissão a partir do antigo Mosteiro, fez-se a trasladação do corpo da Rainha Santa Isabel, tendo sido colocado num túmulo de prata no altar-mor. A Igreja, por sua vez, foi construída pelo arquiteto Mateus do Couto. Na grande ábside que forma a cabeceira, encontra-se a estátua polícroma de Santa Isabel, da autoria de Teixeira Lopes (séc. XIX).

 

De notar a talha dourada barroca e as telas alusivas aos santos franciscanos, do séc. XVIII. O belo túmulo gótico original da Rainha Santa Isabel encontra-se no coro baixo bem como retábulos vindos de Santa Clara a Velha, de talha e pinturas maneiristas. Junto à igreja e coro, encontra-se o maior claustro de Portugal, depois do da Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli.

Aveiro

A

veiro é uma cidade na costa oeste portuguesa fundada junto a uma laguna conhecida como Ria de Aveiro. Distingue-se pelos seus canais navegados por barcos coloridos (barcos moliceiros), tradicionalmente utilizados para a colheita de algas.

Não muito longe do centro, conhecida pelos edifícios de estilo art nouveau, encontra-se a Sé de Aveiro, com o seu proeminente campanário. O Museu de Aveiro, situado num antigo convento, possui um túmulo extravagante fabricado em mármore.

Porto

A

Igreja e Torre dos Clérigos (século XVIII) é um notável conjunto arquitetónico situado na cidade do Porto, Portugal, sendo considerado o ex-libris dessa cidade. Integra três elementos principais: a Igreja dos Clérigos, a Torre dos Clérigos e a Casa da Irmandade, que liga a igreja e a torre e em tempos acolheu os outros serviços da Irmandade dos Clérigos.

Projetado pelo arquiteto Nicolau Nasoni, este conjunto é um dos mais notáveis exemplos do estilo tardo-barroco em território português. É considerada a obra mais emblemática de Nasoni, incorporando, na ornamentação granítica, "uma dinâmica morfologia rococó a par de linhas de continuidade vernácula, senão mesmo epimaneirista". Os elementos arquitetónicos mais marcantes do conjunto caracterizam-se pela irregularidade e exagero das formas, que originam um efeito cénico surpreendente.

 

"Salientam-se as plantas irregulares, as fachadas onduladas, realçadas por uma contraposição de saliências, sacadas e reentrâncias, arcos interrompidos, e uma grande profusão de variadas janelas, complementadas pela exuberante torre sineira". Nasoni foi enterrado nesta igreja, na qual empenhou muito tempo e dedicação, tendo sido revelada, na ampla reabilitação realizada recentemente, uma cripta onde poderá encontrar-se a sua sepultura.

 

  • Livraria Lello

Em virtude do seu ímpar valor histórico e artístico, a Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo por diversas personalidades e entidades, casos do escritor espanhol Enrique Vila-Matas, do jornal britânico The Guardian e da editora australiana de guias de viagens Lonely Planet.

 

  • Café Magestic

O Café Majestic é um café histórico, localizado na Rua de Santa Catarina, na cidade do Porto, em Portugal. A sua relevância advém tanto da ambiência cultural que o envolve, nomeadamente a tradição do café tertúlia, onde se encontravam várias personalidades da vida cultural e artística da cidade, como também da sua arquitetura de identidade Arte Nova.

 

Em 2011, foi considerado o sexto café mais bonito do mundo. Inaugurado a 17 de Dezembro de 1921, com o nome de "Elite", o café, situado no n.º 112 da Rua de Santa Catarina, esteve desde logo associado a uma certa frequência das pessoas distintas da época. Um dos que estiveram presentes na inauguração foi o piloto aviador Gago Coutinho, acabado de chegar de uma viagem à ilha da Madeira, e que ficou encantado com o esplendor da decoração arte nova.

Sé do Porto

O

início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos.

Da época românica datam o carácter geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão.

 

A abóbada da nave central é sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícios portugueses em que se utilizou esse elemento arquitetónico.

 

A Sé do Porto conserva ainda vestígios do primitivo edifício românico construído entre a 1ª metade do século XII e início do séc. XIII. Destaca-se o aspeto de igreja-fortaleza com fachada flanqueada por duas torres e a bela rosácea sobre a fachada principal. Sofreu modificações nos períodos maneirista e barroco. O claustro gótico é da época de D. João I, rei que celebrou esponsais nesta catedral.

Caves Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia

  • Prova e degustação de vinhos (Sandeman e/ou Cálem)

Reservar Tour Porto
arrow&v
Tour

Siga-nos

  • executive4u - tripadvisor
  • executive4u - Facebook
Mapa do Site
© 2020 Todos os direitos reservados - Executive 4U – Chauffers Services
  • executive4u_whatsapp
  • executive4u - tripadvisor
  • executive4u - Facebook